12 dicas para tornar mais fácil cozinhar para alguém

Mar 2, 2024

Cozinhar do zero pode ser divertido, inspirador e relaxante. Porém, se você mora sozinho, às vezes pode parecer muito trabalhoso.

Quando você está ocupado ou cansado, pode ser tentador confiar em comida para viagem, refeições no micro-ondas ou lanches rápidos, mas há inúmeros benefícios em cozinhar para você mesmo. Por exemplo, pode ser mais barato, mais saudável e ajudá-lo a ficar mais consciente do que está colocando em seu corpo.

Se às vezes você tem dificuldade para se motivar para cozinhar do zero, a boa notícia é que há muitas coisas que você pode fazer para tornar o processo mais rápido e fácil, sem comprometer o sabor!

Aqui estão 12 dicas para tornar o preparo de refeições nutritivas e deliciosas mais fácil e agradável.

1. Planeje as refeições com antecedência

Planejar suas refeições com antecedência torna muito mais fácil cozinhar do zero. Você não precisa planejar todas as refeições com antecedência, mas ter uma lista de quatro ou mais refeições que deseja fazer naquela semana pode aliviar um pouco o trabalho de suas idas às compras. Além disso, significa que é menos provável que você gaste demais ou compre por impulso.

Outra vantagem do planejamento de refeições é que você pode pensar em receitas diferentes que usarão todos os ingredientes que você tiver em casa – economizando dinheiro e evitando o desperdício de alimentos. Por exemplo, se você planeja fazer sopa de abóbora um dia, pode assar as sobras de abóbora no dia seguinte e usá-la em tacos.

2. Mantenha seus armários bem abastecidos

Os itens do armário de armazenamento podem durar anos, então, se você puder, é uma boa ideia estocar seus armários com alimentos básicos para cozinhar.

Ter macarrão, arroz, quinoa e farinha em casa significa que você sempre terá o básico de uma refeição à mão. E alimentos enlatados como feijão, tomate, lentilha, atum e milho doce irão adicionar nutrientes e sabor extras a qualquer refeição!

Da mesma forma, ter alguns ingredientes na despensa que acrescentam sabor e sabor pode ser útil – coisas como azeite, pimenta em flocos, alho em pó, purê de gengibre e outros temperos, especiarias e molhos. Comprar alguns óleos especiais (como óleo de trufa, pimenta ou alho) também pode elevar os pratos rapidamente e transformar um simples jantar de massa em algo seriamente satisfatório.

3. Abasteça-se de alimentos congelados

Todos sabemos como é importante comer muitas frutas e vegetais, mas o problema de comprar produtos frescos é que por vezes podem estragar antes de ter tempo de os cozinhar. Isso pode ser especialmente verdadeiro se você estiver cozinhando para um e não tiver tendência a passar o pacote inteiro sozinho.

Então, por que não comprar frutas e vegetais congelados? Você pode usar o que precisa e colocar o resto de volta no freezer sem se preocupar com desperdício. Os vegetais congelados podem ser fervidos, cozidos no vapor ou adicionados a receitas – e frutas congeladas funcionam muito bem em smoothies.

Até mesmo estocar coisas como pizza congelada pode ser útil para aquelas noites em que você está cansado demais para preparar uma refeição completa. Basta colocar sua pizza no forno e preparar uma salada rápida enquanto ela cozinha. Normalmente, isso é muito mais barato (e geralmente mais saudável) do que pedir uma pizza para viagem!

4. Cozinheiro em lote

Se você fica frequentemente ocupado e cansado durante a semana, preparar suas refeições com antecedência pode ser extremamente útil.

Preparar uma grande quantidade de comida reconfortante e reconfortante é uma ótima maneira de passar uma tarde de domingo e também significa que você terá muitas refeições deliciosas e saudáveis para comer durante a semana. Se você não gosta de comer a mesma comida por dias a fio, pode simplesmente congelar metade para outra hora.

Além disso, existem muitas receitas de cozimento em lote que você pode ajustar e adaptar ao longo da semana para fornecer bastante variedade.

Por exemplo, você pode cozinhar um ratatouille grande e depois comê-lo com um pouco de pão crocante, usá-lo como molho de macarrão, adicioná-lo a uma fritada ou quiche ou servi-lo com uma salada fresca e crocante durante a semana.

Para obter mais inspiração para cozinhar em lote, você pode ler nossos artigos; 8 receitas culinárias em lote que duram a semana toda e 15 receitas congeláveis ​​que facilitam as refeições posteriores.

5. Compre no balcão da delicatessen

Se você estiver comprando carne, peixe ou queijo no supermercado, vá até o balcão da delicatessen em vez de comprar produtos pré-embalados. Os produtos no balcão da delicatessen não são apenas quase sempre mais frescos e saborosos (e geralmente usam menos embalagens plásticas), mas também significa que você pode comprar a quantidade exata que precisa.

Não adianta comprar um pacote de três peitos de frango ou um grande pote de camarões frescos se você sabe que não terá tempo de comer tudo antes que estrague. Além disso, comprar porções individuais economizará dinheiro e também reduzirá o desperdício de alimentos.

6. Experimente um serviço de entrega de kit de refeição

As caixas de assinatura de kits de refeição estão mais populares do que nunca e, se você mora sozinho, definitivamente vale a pena fazer um teste para ver se é para você.

A assinatura de um serviço de entrega de refeições dá a você a oportunidade de experimentar receitas novas e interessantes a cada semana. Além disso, como você recebe a quantidade exata de ingredientes necessários para cada refeição, nunca há desperdício de alimentos. Você também não precisará se preocupar em ter coisas como ervas frescas em casa, pois tudo o que você precisa para a refeição vem na caixa.

Com alguns serviços de entrega de kit de refeição, você pode escolher especificamente refeições para um, embora possa querer preparar refeições para dois – dessa forma, você terá sobras para comer no dia seguinte.

Existem dezenas de excelentes serviços de entrega para você escolher e, embora os preços e os cardápios variem, todos eles tornam o cozimento muito mais rápido e fácil. Você pode preparar uma refeição deliciosa e fresca sem precisar ir às compras, planejar com antecedência ou se preocupar em ter muita comida extra.

7. Invista em um fogão lento

Os fogões lentos são uma das melhores invenções culinárias que existem, especialmente se você mora sozinho e tem dificuldade em se motivar na cozinha!

Eles utilizam muito menos energia que os fornos – o que lhe poupará dinheiro – e funcionam muito bem com ingredientes simples. Além disso, você será recebido pelos aromas reconfortantes e de dar água na boca de alimentos recém-preparados.

Você pode simplesmente colocar seus ingredientes em uma panela elétrica pela manhã e, quando chegar em casa, terá uma refeição saudável e quente pronta e esperando por você – além de uma casa cheia de água na boca, aromas reconfortantes de comida acabada de cozinhar.

Você pode comprar fogões lentos pequenos que fazem refeições para uma pessoa, ou outros maiores que você pode usar para preparar refeições em lote para comer durante a semana.

Para comparar fogões lentos e explorar receitas, você pode se interessar por nossos artigos; 12 melhores panelas elétricas para refeições de baixo custo em 2024 e 10 das melhores receitas de panela elétrica para economizar tempo e dinheiro.

8. Familiarize-se com receitas fáceis ou sem cozimento

Se você está apenas cozinhando para si mesmo, não precisa fazer tudo. Existem muitas receitas que levam minutos para serem preparadas, mas que são deliciosas e nutritivas – coisas como omeletes, quesadillas, wraps e saladas. Além disso, essas receitas são realmente adaptáveis, então prepará-las pode ajudá-lo a usar todos os ingredientes que você precisa comer.

Tente ter sempre algumas folhas verdes na geladeira, latas de feijão ou milho doce no armário e alguns molhos ou molhos deliciosos para incrementar suas refeições. Pacotes de grãos para micro-ondas (seja arroz aromatizado ou quinoa) também são uma verdadeira virada de jogo.

9. Priorize sua proteína

Quer você seja onívoro, pescetariano, vegetariano ou vegano, uma ótima maneira de facilitar o cozimento durante a semana é cozinhar sua principal fonte de proteína no fim de semana. Você pode então usá-lo em refeições diferentes todos os dias. Por exemplo, você pode assar um frango no domingo e usar as sobras de carne para criar pratos rápidos ao longo da semana.

Se você é vegetariano ou vegano, pode marinar e assar uma grande quantidade de tofu e comê-lo durante a semana em refogados, caril ou sopas de macarrão. Ou prepare algumas leguminosas, como lentilhas ou feijões, e adicione diferentes sabores, temperos e ingredientes todos os dias. Um dia você poderia comer uma feijoada; no dia seguinte, uma pimenta; no dia seguinte, uma caçarola; e assim por diante.

10. Invista em pratos e recipientes de armazenamento decentes

Um ditado bem conhecido entre os chefs é “Come primeiro com os olhos”. Por outras palavras, quando a comida parece boa, é mais apetitosa, e preparar uma refeição bonita pode parecer uma conquista – inspirando-o a ser ainda mais criativo.

Então, por que não investir em alguns pratos novos para deixar suas refeições com mais estilo? Você não precisa gastar muito; você pode encontrar ótimas opções em mercados de antiguidades e lojas de caridade.

Da mesma forma, é uma boa ideia investir em alguns recipientes de armazenamento decentes para que os restos de comida sejam armazenados de forma higiênica e tenham uma aparência mais convidativa. Recipientes de vidro são uma boa compra, pois podem ser facilmente transferidos da geladeira para o freezer e para o micro-ondas, e também são bons o suficiente para comer – o que economizará na lavagem!

11. Procure atalhos

Se é a preparação da refeição, e não o cozimento, que muitas vezes o desanima, tente pensar em maneiras de criar atalhos. Por exemplo, você pode comprar vegetais pré-cortados e lavados, o que lhe poupará tempo e significa que você não terá muito para limpar depois.

Da mesma forma, certos alimentos (como batatas) demoram muito para cozinhar, o que não é ideal em noites movimentadas da semana, quando você quer apenas relaxar. Portanto, pré-cozinhar vegetais como batatas ou couves de Bruxelas até ficarem macios realmente reduz o tempo de cozimento. Depois, você pode simplesmente refogá-los ou assá-los até que a parte externa fique bem crocante.

12. Procure inspiração

Pode ser difícil motivar-se para cozinhar se você não tem ideia do que quer comer. Então, da próxima vez que você tiver algum tempo livre, você pode criar uma lista de todos os pratos que você gosta e usá-la para informar o planejamento de suas refeições.

Encontrar inspiração pode envolver folhear livros de receitas, navegar no Instagram em busca de refeições que se destacam ou assistir a tutoriais de culinária no YouTube. Também há muitas ideias de receitas e inspiração na seção de comida e bebida do nosso site.

Outra forma de se manter motivado e inspirado é compartilhar suas criações culinárias. Se você fez um prato lindo e saboroso, por que não mostrá-lo aos outros? Você pode postá-lo nas redes sociais ou simplesmente compartilhar a foto com seus entes queridos.

Você nunca sabe quem pode inspirar ao compartilhar suas conquistas culinárias. E, em troca, seus amigos e familiares poderão lhe enviar algumas fotos de suas refeições!

Pensamentos finais…

Cozinhar para alguém às vezes pode parecer um incômodo, especialmente se tiver sido um longo dia ou se você estiver sem tempo. No entanto, como esperamos que este artigo tenha mostrado, há muitas maneiras de tornar o processo rápido, fácil e agradável.

Desde passar uma hora no fim de semana cozinhando uma grande quantidade de comida até garantir que seus armários estejam abastecidos com alimentos básicos, há muitas pequenas coisas que você pode fazer para ajudar a tornar o cozimento muito mais agradável. E a boa notícia é que a maioria das etapas acima também pode economizar dinheiro.

Mesmo naqueles dias em que você só quer se jogar no sofá e pedir comida para viagem, ainda há maneiras de preparar uma refeição em minutos, seja uma salada substancial ou um wrap rápido, mas saboroso.

Não há nada de errado com comidas estranhas, é claro, mas cozinhar para você mesmo faz muito sentido. Pode beneficiar o seu saldo bancário e a sua saúde – e, como bónus adicional, é também uma divertida saída para a criatividade!

Para mais ideias culinárias e inspiração, confira nosso artigo; 10 ideias fáceis de jantar para um. Ou vá para Rest Less Events para ver quais demonstrações de culinária teremos em breve.

Postagens relacionadas