01 Picanha
Picanha é um corte fresco de carne bovina especialmente popular e muito valorizado no Brasil. Nos EUA, é chamado de picanha e, no Reino Unido, é conhecido como alcatra. A picanha está situada na parte de trás do animal, acima do bumbum, onde fica apoiada sobre um gorro grosso.
É usado principalmente para churrasco – a carne é primeiro grelhada e depois cortada no espeto. Este corte contém pouquíssima gordura na carne, por isso deve ser cozido perfeitamente para não endurecer. No Brasil todo churrasco tem picanha, e todas as melhores churrascarias trazem picanha em seu cardápio.
02 Pão de queijo
Traduzido literalmente como pão de queijo, o pão de queijo tem origem nas invenções culinárias dos escravos africanos, quando estes passaram a utilizar o resíduo da planta da mandioca. Um pó branco fino, ou amido, era enrolado em bolas e assado.
Na época não se acrescentava queijo, apenas amido assado, mas no final do século XIX, com o fim da escravidão, outros alimentos começaram a ser disponibilizados pela primeira vez aos afro-brasileiros. No estado de Minas Gerais, centro lácteo do Brasil, passou-se a adicionar queijo e leite às bolinhas de amido e surgiu o pão de queijo.
03 Escondidinho
Escondidinho é uma tradicional caçarola brasileira. Pode ser feito com uma variedade de ingredientes – carne bovina, frango, peixe, porco ou camarão. O original chama-se escondidinho de carne seca, feito com uma combinação de carne seca e salgada e purê de batata.
A carne seca é cozida com tomate, cebola, alho e temperos diversos. É colocado em uma assadeira e coberto com purê de batata e, geralmente, queijo ralado. A combinação é assada no forno até dourar por cima. O nome do prato significa pouco escondido, referindo-se à carne escondida sob uma camada de purê de batata.
04 Coxinha
Uma das comidas de rua favoritas do Brasil, a coxinha é um croquete crocante recheado com carne de frango e cream cheese que é habilmente moldado em uma coxinha de frango, depois empanado e frito. A coxinha teve origem em São Paulo no século XIX e, na década de 1950, se espalhou pelo Rio de Janeiro e pelo Paraná, tornando-se hoje um dos salgados (aperitivos salgados) mais populares do país.
Reza a lenda que a coxinha foi feita primeiro para o filho da princesa Isabel, que só gostava de coxa de frango. Porém, segundo historiadores da alimentação, provavelmente foi inventado durante a industrialização de São Paulo para ser comercializado como um substituto mais barato e durável aos tradicionais cortes de frango que eram vendidos nas portas das fábricas locais como lanches para os trabalhadores.
05 Arrumadinho
Arrumadinho é um prato brasileiro complexo que costuma ser servido como aperitivo. O prato é uma combinação de quatro elementos bem organizados e servidos juntos como uma refeição completa. As partes essenciais são carne seca fatiada, vinagrete de vegetais cortados em cubos e mistos, feijão, tipicamente feijão-fradinho, e farofa – uma mistura de farinha de mandioca torrada.
Todos os ingredientes são temperados com manteiga clarificada, bem arrumados e servidos num prato. Os quatro elementos do arrumadinho podem ser misturados ou consumidos como pratos individuais. Um prato de arrumadinho costuma ser compartilhado por um casal ou grupo de pessoas, normalmente seguido de um copo de cerveja gelada ou de uma caipirinha preparada na hora.
06 Vatapá
Rico, substancial e com sabor tropical – o vatapá é um dos pratos brasileiros mais famosos, um prato principal composto por uma combinação de pão amanhecido, peixe (geralmente bacalhau), camarão, leite de coco, farinha de mandioca, óleo de dendê e castanha de caju.
O prato costuma ser consumido com arroz branco ou como recheio de bolinhos de acarajé, outro prato popular brasileiro. De cor amarela brilhante, o vatapá é uma especialidade da Bahia, estado do litoral nordeste do país que sofre forte influência dos africanos ocidentais que foram trazidos para o país como escravos.
07 Bombocado
Bombocado é uma sobremesa brasileira feita com parmesão ralado, coco ralado, farinha, leite, manteiga, ovos e açúcar. A mistura é assada, resfriada e depois cortada em fatias. Essa sobremesa costuma ser preparada para o Dia da Independência e é recomendável servi-la com um bocado de chantilly e uma caneca de café brasileiro como acompanhamento.
O nome bombocado pode ser traduzido como uma boa mordida.
08 Filé mignon
Nos sistemas americano, francês, alemão, brasileiro e coreano de cortes primários de carne bovina, o lombo (filé de boeuf, filé mignon, ansim, filé) é um corte do lombo, localizado na parte traseira da vaca, aninhado sob as costelas, próximo à espinha dorsal.
Abrange dois cortes principais: o lombo curto e o lombo. O lombo é um dos cortes mais tenros da carne bovina, pois provém de um músculo que não faz muito exercício. É também um dos cortes de carne bovina mais valorizados e correspondentemente caros, devido à sua maciez e sabor.
09 Tacacá
Tacacá é uma deliciosa sopa brasileira feita com grandes camarões secos, tucupí (subproduto da mandioca selvagem), fécula de mandioca, pimentão amarelo picante e jambú – uma planta frondosa com propriedades anestésicas. Para fazer o tucupí, o suco extraído de uma variedade específica de mandioca azeda chamada mandioca brava é fervido e depois deixado para fermentar para eliminar os altos níveis de cianeto que possui em sua forma crua.
Terminada a fermentação, o molho resultante distingue-se pela cor amarelada e sabor intensamente ácido. A sensação de entorpecimento da boca vem da planta jambú, que além de ser usada na culinária, também tem longa tradição como remédio popular no norte do Brasil, especialmente nos estados do Pará e Amazonas.
10 Tutu de feijão
Tutu de feijão é um prato tradicional brasileiro originário da região de Minas Gerais. O prato é feito com uma combinação de purê de feijão (tradicionalmente feijão preto) e farinha de mandioca que serve como espessante. Outros ingredientes utilizados no prato incluem cebola, alho, azeite, salsa e louro.
Embora existam muitas variações do prato, ele costuma ser servido acompanhado de linguiça de porco, arroz, ovos ou, às vezes, couve.